I P Mangueira

Investimento na formação integral do jovem

O Instituto Profissionalizante Mangueira foi inaugurada no dia 15 de Maio de 2000 e desde então tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de uma prática sócio-educativa, visando na construção da identidade, no resgate da cidadania e na inserção, como profissionais capacitados, no mercado de trabalho formal ou informal, oferecendo formação básica para atuarem em diferentes setores na área de beleza, manutenção predial e construção civil.
O IPM investe na formação integral do jovem, a partir de oficinas práticas e aulas teóricas que abordam conhecimentos, habilidades, valores e atitudes necessárias para o seu ingresso e permanência no mercado de trabalho. Atendendo jovens entre 17 e 24 anos, através dos Programas: Capacitação para Empregabilidade e Espaço Beleza.Todos os anos são oferecidas 276 vagas, preenchidas em 50% por jovens da comunidade da Mangueira e 50% de outras regiões. Os cursos têm duração de seis meses, com aproximadamente 440 horas/aula. Além do curso, eles recebem cesta básica, bolsa auxílio, uniformes, seguro escolar e lanche.
Podem participar os alunos que estejam cursando a partir do sexto ano do ensino fundamental.
No decorrer desses treze anos, foram formados mais de três mil alunos, preparados para atuarem no mercado de trabalho formal e informal, dos quais, 85% foram encaminhados para o mercado de trabalho, em empresas como: Todeschini, Dellano, Italínea, Toque a Campainha e Criare. Na área de beleza, a maioria dos nossos ex-alunos estão nas grandes redes de salões do Rio de Janeiro como: Werner Coiffeur e Walter.
Este Programa ganhou o selo ISO 9001 de excelência em qualidade!