Metodologia Boxe

Modalidade Olímpica de combate, utilizando apenas os punhos tanto em ataque, quanto defesa. Seus principais golpes são: Direto: Golpe muito veloz, dado frontalmente pelo punho que se localiza atrás da guarda; Cruzado: Visa sempre à lateral da cabeça. Também é forte e veloz, como o direto; Jab: Golpe comumente utilizado para manter a distância entre os lutadores é caracterizado por ser um golpe frontal com o punho localizado à frente da guarda; Gancho: Movimento curvo de punho que atinge lateralmente o adversário; Uppercut: Objetiva atingir o queixo do adversário, e por isso tem a direção de subida: o golpe é dado de baixo para cima.
A fim de oferecer diversidade cultural do esporte, partindo do boxe olímpico a outras modalidades através de brincadeiras e jogos, porém sempre com objetivo e intenção específica para que não se perca o objetivo da modalidade.  As aulas de Boxe no Centro de Referência Esportivo Vila Olímpica da Mangueira, seguem a metodologia dos Princípios do Esporte Educacional e com planejamento pedagógico na expectativa de aprendizagem nas três dimensões: Conceitual, Procedimental e Atitudinal.
Além dos benefícios desta atividade como: Velocidade de reação, percepção de espaço temporal, coordenação motora, qualidade de vida entre outros. Os alunos passam por acompanhamento psicológico,  assistência social e Nutrição, para resguardar o desenvolvimento social dentro e fora do Centro de Referência.