Prata no sul-americano sub-14

Prata no sul-americano sub-14

O basquete brasileiro comemorou mais uma medalha nas categorias de base. Na disputa pelo título do Campeonato Sul-Americano Sub-14 Feminino, realizada no último dia 10, em Popayan, na Colômbia, a Seleção Brasileira, comandada pela técnica Vânia Paulette, conquistou a medalha de prata. Na partida final, contra o Chile, o Brasil lutou até o fim, mas acabou superado por 80 a 58.
A seleção brasileira entrou focada no primeiro quarto da partida e equilibrou o placar durante boa parte do primeiro tempo mas no segundo as chilenas conseguiram abrir uma vantagem e venceram por 30 a 20. A partir do terceiro período, a equipe do Chile mostrou mais experiência em quadra e finalizou 53 a 43. Nos momentos finais, mesmo entrando com espírito competitivo, as brasileiras não tiveram mais chances e acabaram sendo superadas.
Apesar de terem chegado perto do ouro, a medalha de prata foi bastante comemorada e teve a participação decisiva de três atletas do Instituto Mangueira do Futuro, projeto que conta com o convênio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) na formação de novos atletas. A lateral Brenda da Silva e a Pivô Vitória Silva, foram titulares da equipe no campeonato e a também Pivô Ana Vitória que participou da fase de preparação no Rio de Janeiro como parte da equipe. As três desfalcaram a equipe da Mangueira na Copa Brasil sub-15, disputada na Vila Olímpica da Mangueira, que ficou com a prata na competição.