Workshop durante a Copa

Workshop durante a Copa

A Copa Brasil de Clubes Feminina Sub-15 de Basquete, que está sendo realizado na Vila Olímpica da Mangueira, com a presença Instituto Mangueira do Futuro (RJ), Sport Club do Recife (PE), ADC Bradesco (SP), Sociedade Thalia (PR), AMAR Redenção (RJ) e Club Municipal (RJ), teve nesta quarta (25) uma pausa nos jogos, porém uma série de atividades técnicas foram oportunizadas para professores, treinadores, árbitros e atletas em busca de conhecimento e melhora no rendimento.
Em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTIC), o Instituto Mangueira do futuro convidou a comissão técnica das equipes e os profissionais da Mangueira de diversas modalidades para o Workshop Tecnologia e Inovação Cidadã, que apresentou palestras sobre seções técnicas nos temas Biomecânica, Envelhecimento e Desporto/Paradesporto, com consultores independentes e pesquisadores do INT, UFRJ, UERJ, UFF, IPCFEX, Unisuam e Exfex.

ESTUDO DO MOVIMENTO PARA ATLETAS DA MANGUEIRA

movimento_siteimf

O workshop marcou também a inauguração do Centro de Tecnologia do Movimento (Cemov) na Vila Olímpica da Mangueira. O sistema consiste numa plataforma digital 3D, instalada em tablets e celulares, que utiliza modelos digitais dos atletas. Esses modelos são criados a partir da captura dos movimentos dos atletas por um sistema óptico eletrônico, que inclui uma sequência de 18 câmeras e sensores de movimentos inerciais e rastreamento do olhar.
Com aplicativos adaptados a cada esporte, os professores e treinadores podem ter uma visão detalhada tridimensional, sob vários ângulos, de posturas e movimentos dos atletas. Isso torna os problemas posturais e de movimentos mais visíveis, permitindo ajustes no treinamento e disseminação das informações necessárias para melhoria da performance de cada um. O uso dos recursos tecnológicos no dia a dia do treinamento dos jovens atletas em formação na Vila Olímpica da Mangueira também permitirá acompanhar o seu desenvolvimento físico e técnico.

ARBITRAGEM E TREINAMENTO

arbitros_workshop

O dia de folga na Copa Brasil de Clubes Feminina Sub-15 de Basquete também teve atividades para a arbitragem da competição e treinamento das equipes. Com espaço reservado no ginásio Jamelão, na Vila Olímpica da Mangueira, o Instituto Mangueira do Futuro realizou um workshop para os árbitros, que puderam avaliar os erros e acertos dos dois primeiros dias dos jogos, assim como projetar melhora técnica para a sequência do campeonato até a final.
Algumas equipes também tiveram a oportunidade de realizar treinos técnicos e táticos no local dos jogos. A organização da Copa reservou horários diferenciados ao longo do dia no ginásio para que a equipe técnica pudesse fazer correções e melhora no desempenho.

JOGOS FINAIS DA COPA

A Copa Brasil de Clubes Feminina Sub-15 de Basquete, que conta com a parceria entre a CBB e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) termina no sábado (dia 28). A rodada final começa às 10 horas e terá a última partida entre ADC Bradesco e Instituto Mangueira do Futuro programada para às 13 horas.

Fotos: Samuel Belarmino e Justo D’Avila (Centro de Movimento)